O bullying pode ser caracterizado como qualquer tipo de humilhação pública seja ela verbal, física e/ou psicológica sendo consciente, intencional, deliberada e repetitiva. Pode ocorrer em diversos ambientes, mas o local mais comum é a escola.
Não possui um esterótipo de vítimas, ou seja, a pessoa que sofre com o bullying não é humilhada de forma específica por seus atributos físicos, pessoais e/ou sociais.
As pessoas que assistem atos de humilhação que podem ser caracterizados como bullying e não agem, também estarão contribuindo com o desenvolvimento desse mal.
Ele ainda pode se estender às redes sociais e ser caracterizado como "cyberbullying", onde a pessoa pode sofrer com a exposição de fotos, vídeos e comentários maldosos, veiculados de forma anônima ou não.


Não há uma fórmula mágica e totalmente eficaz para acabar com ele. Porém, respeitar o espaço e opiniões alheias é o fator principal para que ele não se desenvolva.
Suas consequências vão de uma clássica depressão até mesmo aos níveis de auto-mutilação e suicídio. Até mesmo palavras e ações que são consideradas como "brincadeiras", podem gerar esse tipo de consequências, então é sempre importante saber qual é o limite das mesmas.
O que pode sempre ajudar é compartilhar a informação,ou seja, quanto ao bullying... Não se cale! Compartilhar o problemas é algo extremamente importante, seja para um amigo e mais ainda para um familiar que possa dar um melhor suporte. Não seja conivente com o bullying: exponha-o!